Sou estudante de Pedagogia na UFRGS e, a partir do conteúdo dado na disciplina de Educação Musical, pude fazer relações com os textos de Schafer e Koellreutter.
No início do texto, Rosa comenta sobre os sons da nação, algo que Schafer traz ao falar de ouvido pensante e valorização da paisagem sonora.
Ao lermos sobre a educação musical como ferramenta pedagógica e da formação do educador, ambos Schafer e Koellreutter frisam a importância de um profissional com vivência (em Schaefer encontramos a comparação com o rinoceronte, que traz seu conhecimento, mas não continua blindado a novos aprendizados). Por isso precisamos que o professor seja aluno de sua própria aula, lembrando que é tao aprendiz quanto o aluno.
Para fugir do currículo fechado, estudo técnico e que não valoriza o saber do aluno, professores bem preparados auxiliam na construção desse conhecimento, aprendendo a apreender o que o aluno quer saber.
Por fim, chamo a atenção que com um ensino coletivo e não focado apenas em criar musicistas, o aluno encontra sua voz, que protesta, que critica, encontra sua identidade e a potência do ser.